top of page

Cortina rolo para sacada, cortina rolo, cortina rolô, cortina para sacada, cortina rolô para varanda, cortina rolo sacada, persiana rolo para sacada, persiana rolo, persiana rolô, persiana para sacada, persiana rolô para varanda, persiana rolo sacada.

Persiana rolo tela solar Vila Matilde SP Cortina rolo tela solar Vila Matilde SP

ATTYTUDE empresa especializada em cortina e persiana rolo para sacada trabalhamos com produtos de qualidade certificados, nossa instalação é feita por profissionais qualificados levando até você um serviço de qualidade e ótimo preço faça seu orçamento sem compromisso.

ATTYTUDE fabrica de cortinas e persianas, trabalha com produtos de qualidade e profissionais qualificados para fazer o melhor serviço para você nosso cliente da Vila Matilde SP trabalhamos com atendimento imediato e pós venda trazendo até você o que temos de melhor em persianas rolo para sacada e cortinas rolo para sacada com dois anos de garantia.

Entre em contato com a gente para fazer seu orçamento sem compromisso

só mandar uma mensagem para nosso whatsapp: (11) 99844-5831 ou pelo

estamos prontos para atender suas necessidade em persianas e cortinas rolo para sacada.

ATTYTUDE SOMOS LOJA DE FABRICA





CURIOSIDADE:

Em 1869 começa a construção da Estrada de Ferro São Paulo-Rio, e os trilhos cortam a fazenda que mais tarde dividiria as Vilas Matilde e Esperança e, para facilitar o transporte dos romeiros devotos de Nossa Senhora da Penha, foi construído um ramal que partia da estação Guaiaúna até a estação Penha, bem próximo à igreja.

Na década de 20, ocorreu um desastre nesta linha de trem, dentro das terras da Fazenda Gavião que pertencia Dona Escolástica Melchert da Fonseca.

A história das matriarcas começa com dona Escolástica Melchert da Fonseca, viúva de João Manoel da Fonseca Júnior, dona de uma elegância ímpar que lhe rendera o apelido de Baronesa, nascida em 1869, em Itu-SP. Ela passou em 11 de fevereiro de 1910 definitivamente a escritura de sua Fazenda Furnas, também chamada de Salto do Turvo, ao Coronel Jacintho Ferreira e Sá.

Sensibilizada ela decidiu doar a área da tragédia para a construção de uma estação que encurtaria o trajeto entre as estações Guaiaúna à Itaquera.

Dona Escolástica Melchert da Fonseca era naquela época, a maior detentora de terras na cidade de São Paulo e a Fazenda Gavião ia desde a Guaiaúna até onde hoje é o Parque do Carmo.

Ela doou parte de sua posse para a construção das linhas, mas em troca fez uma solicitação: o local deveria se chamar Vila Matilde, em homenagem à filha Matilde de Melchert Soares.

Dona Matilde era casada com o ex-ministro e embaixador Dr. Macedo Soares - figura importante da política paulistana. Ele mesmo era proprietário de uma chácara na zona sul que acabou se tornando o bairro Chácara do Castelo.

A estação de Vila Matilde foi inaugurada em 1921 com plataformas de madeira, que ainda existem nas extremidades.

Durante a revolução de julho de 1924, foi usada como acampamento de tropas do Governo. Sempre foi basicamente uma "estação de subúrbio". Foi reformada em 1944, quando foi construído um prédio para a bilheteria, com entrada pelo viaduto sobre a linha. Em 1988, sofreu uma nova reforma, tendo sido pintada de amarelo e retirado o terceiro trilho por causa da nova estação de metrô. Foi desativada em 27/5/2000, com a entrada em operação do Expresso Leste da CPTM. Em 2007, sua bilheteria funciona como sala de exposições e galeria.

Após a doação de parte da Fazenda Gavião, Dona Escolástica passou a lotear o restante da área, a qual por ser muito extensa foi feito em etapas, sendo a principal a da Vila Matilde.

Sendo representada por seu afilhado Dr. Diogo de Carvalho, eles venderam as terras para importantes nomes da época como a família Matarazzo, que fundou os bairros Vila Savoy e Jardim Brasília, família Fachinni, que fez nascer os bairros de Vila Dalila e Vila Ester e o Sr. Guilherme Giorgi.

Outra parte foi vendida ao cunhado de dona Escolástica, Juvenal Ferreira, que implantou o Jardim Maringá.

A Vila Matilde foi loteada pela Sociedade Carvalho & Mascarenhas, empresa com sede no Largo da Sé ,n° 3 no centro de São Paulo, e no ato da compra do lote, o adquirente ganhava 5000 tijolos.

A primeira família a morar na Vila Matilde foi a da Dona Maria Rosa Pimentel, com seu marido, Luiz Raposo Pimentel, sua mãe e três filhos, sendo um com apenas 15 dias de vida, em 31 de dezembro de 1.920.

Vindos do bairro do Glicério, adquiriram um retalho de terra, onde hoje é a Rua Coronel Pedro Dias de Campos com a Rua Guiomar Pasciulo e ali construíram a primeira casa da recente gleba loteada.

Outro ponto em destaque no bairro é o seu caráter religioso, numa espécie de homenagem à Escolástica: foi ela quem doou o terreno onde Dr. Diogo construiu a primeira igreja da região, a atualmente conhecida Capela de Nossa Sra. de Lourdes, e a filha cedeu um terreno de cerca de um quarteirão para a Ordem das Filhas de São José, com a condição de que ali fosse erguido um educandário para os que lá fossem morar.

Em 1.939, por meio do Decreto Estadual nº 10588, foi criado, no então Distrito de Paz de São Paulo, do Município de São Paulo, a 43ª zona, denominada Vila Matilde.

Na década de 40 a comunidade tentava conseguir melhorias para o bairro, os trens eram precários, não existia o viaduto, para ir até a estação descia-se um escadão de barro e não havia ônibus para o centro da cidade.

Em 1950 criou-se a sociedade amigos de bairro. Por décadas o local ficou quase à margem do crescimento da metrópole. Basta dizer que, quando fez 44 anos, em 1966, Vila Matilde pedia das autoridades a instalação de uma agência bancária e linhas de ônibus para o centro da cidade. Naquela época, apenas um coletivo chegava ao centro e era chamado de "enlatado".

Nos anos 70 Vila Matilde se desenvolveu muito e na década de oitenta chegou o metrô e aumenta muito a verticalização do bairro, mas até hoje o progresso não tirou dos moradores o senso comunitário fato decisivo para o bairro ser o que hoje vemos.

Claro, tudo isso é passado. O metrô, com duas estações na região, está redesenhando o mapa do bairro: as casinhas dão lugar a empreendimentos maiores e melhores. A vila já não tem mais problemas de transportes coletivos, claro. Agora, o ativo comércio atende às necessidades dos moradores e eles mesmos estão comprando os apartamentos de dois e três dormitórios.

Seus mais de 100 mil habitantes nem se lembram dos esforços para se chegar ao centro. E para que? Há o metrô na porta, shoppings centers e hipermercados ao lado. Mesmo assim, tal qual o povo de Asterix (o gaulês irredutível), muitos moradores preferem ficar nas suas casas térreas, com suas flores e varandas onde se pode ler em cima: "lar, doce lar". Pois que continuem a guardar um pedaço dessa Paulicéia desvairada dos anos 50.

Compõe o Distrito da Vila Matilde os Bairros Chácara Seis de Outubro, Cidade Patriarca, Jardim Assunção, Jardim Ercília, Jardim Maringá, Jardim São João, Vila Aricanduva, Vila Dalila, Vila Eulália, Vila Guilhermina, Vila Matilde, Vila Nova Savoi, Vila Samara, Vila Talarico.








bottom of page