top of page

Cortina rolo para sacada, cortina rolo, cortina rolô, cortina para sacada, cortina rolô para varanda, cortina rolo sacada, persiana rolo para sacada, persiana rolo, persiana rolô, persiana para sacada, persiana rolô para varanda, persiana rolo sacada.

Persiana rolo tela solar Vila Augusta SP Cortina rolo tela solar Vila Augusta SP

ATTYTUDE empresa especializada em cortina e persiana rolo para sacada trabalhamos com produtos de qualidade certificados, nossa instalação é feita por profissionais qualificados levando até você um serviço de qualidade e ótimo preço faça seu orçamento.

ATTYTUDE fabrica de cortinas e persianas, trabalha com produtos de qualidade e profissionais qualificados para fazer o melhor serviço para você nosso cliente da Vila Augusta SP trabalhamos com atendimento imediato e pós venda trazendo até você o que temos de melhor em persianas rolo para sacada e cortinas rolo para sacada com dois anos de garantia.

Entre em contato com a gente para fazer seu orçamento sem compromisso

só mandar uma mensagem para nosso whatsapp: (11) 99844-5831 ou pelo

estamos prontos para atender suas necessidade em persianas e cortinas rolo para sacada.

ATTYTUDE SOMOS LOJA DE FABRICA



CURIOSIDADE:

Em Guarulhos, a hoje intensa Avenida Presidente Humberto de Alencar Castello Branco, também conhecida popularmente como Anel Viário, foi até 1965 uma linha de trem. Era o saudoso Tramway da Cantareira, Ramal de Guarulhos.

Por este ramal, era possível sair do centro de São Paulo e chegar até o centro de Guarulhos de trem, vindo pela zona norte da cidade de São Paulo, passando por estações como Parada Inglesa, Tucuruvi e Jaçanã.

A linha não terminava no centro de Guarulhos, ela prosseguia – apenas para militares – até a base aérea de Cumbica. Antes de chegar na estação principal da cidade, ela passava por outras parada como Vila Galvão, Torres Tibagi  e Gopouva e Vila Augusta.


A estação de Vila Augusta, aproximadamente em 1920 (clique para ampliar).

Na foto acima, a Estação de Vila Augusta. Ela começou a ser construída em 1915 e foi inaugurada em 1916 (algumas fontes apontam a inauguração para 24/12/1915, mas esta informação não foi confirmada) e servia para os poucos moradores da região na época e, posteriormente, para os trabalhadores da antiga Indústria Fracalanza que foi construída um quarteirão acima da estação e que foi completamente demolida no final de 2008.

A Estação de Vila Augusta, permaneceu ativa até maio de 1965 quando foi desativada e seus trilhos removidos. A última viagem de trem deste ramal foi bastante triste e testemunhas da época contam que a locomotiva foi levada embora da cidade de Guarulhos com a caldeira ainda quente. A fotografia abaixo, de um jornal da época, mostra uma das locomotivas deixando a cidade em um caminhão.


A estação no entanto permanece no local e, segundo vizinhos, foi ocupada e adaptada para ser moradia pouco tempo depois de desativada. A fotografia a seguir mostra como está a estação atualmente, bem diferente do que era em 1915, mas praticamente idêntica ao seu estado no ano de 1965, quando foi desativada.


Atualmente, o Governo do Estado de São Paulo vem estudando implementar uma nova linha de trem ligando a Estação da Luz ao Aeroporto Internacional de Cumbica. Era exatamente isso que este ramal fazia até 1965, quando ia até a base aérea de Cumbica onde hoje também está o aeroporto. Uma evidência de que as autoridades não sabem gastar o dinheiro do contribuinte, destruindo o que existe e funciona bem para depois fazer tudo de novo.

A importância de preservar:

A Estação de Vila Augusta, uma das últimas a resistir, poderia ser rapidamente recuperada e transformada em algum memorial para o Tramway da Cantareira pela prefeitura de Guarulhos.

O bairro de Vila Augusta está crescendo rapidamente com diversas novas torres residenciais recentemente erguidas somente no entorno da antiga estação.





bottom of page