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CURIOSIDADE:

Cidade Patriarca é um bairro no distrito de Vila Matilde, na cidade de São Paulo. O bairro possui uma estação de metrô, Estação Patriarca, localizada na Avenida Antonio Estêvão de Carvalho, conhecida como Radial Leste, no distrito de Vila Matilde.

É um dos poucos que foram construídos de forma planejada, com ruas largas e praças. Foi planejado e idealizado por Antônio Estêvão de Carvalho, seguindo os mesmos padrões de bairros ricos como os Jardins, embora estivesse voltado para os mais pobres. Atualmente ainda mantém essas características.

Por causa dessa grande quantidade de praças, é um dos bairros mais arborizados do município. O bairro aniversaria no dia 7 de setembro, quando são feitas comemorações nestas mesmas praças locais pelos moradores da região.

A Estação Patriarca (Metrô de São Paulo) que leva o nome do bairro é uma estação metroviária, da Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo.

Esta localizada na Av. Antonio E. Carvalho, 1990, no distrito de Vila Matilde Foi inaugurada em 17 de setembro de 1988.

Estação do Trem Foi Inaugurada em 1921 e fechou 2000

HISTORICO DA LINHA: Em 1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em 12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica, encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal, que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga (1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram, e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"... O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba.Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar E. F. Central do Brasil, que, em1896, incorporou a já falida E. F. do Norte, com o 1896, incorporou a já falida E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as 2 linhas.O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté) e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA. O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte, foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998, o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado, com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde 1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ.

A ESTAÇÃO: As informações dão a data de abertura da estação como sendo 1921. "Quanto à data de fundação da estação Patriarca, pode estar incorreta. O bairro foi fundado em 07 de setembro de 1948. Era parte de um loteamento efetuado pelo banco AE Carvalho. Houve várias "cidades": Cidade Patriarca, Cidade Líder, Cidade AE Carvalho. Por isso acho difícil a estação ter existido ou pelo menos ter este nome antes de 1948. O bairro que fica do outro lado da linha do trem (Vila Ré) já é de fundação mais antiga"

(Anselmo Augusto, 17/11/2003). Realmente, os guias Levi somente citam esta estação após o ano de 1948, com o nome de CidadePatriarca. É possível que anteriormente, já houvesse ali apenas uma parada simples, com outro nome. Segundo W. Gimenez, em 7/9/1948, foi entregue um prédio com bilheteria e cimentação das plataformas - o que indica que já existia algo ali, provavelmente plataformas de madeira. Admir Francisco Morgado cita a data como sendo "com certeza" 7/9/1949, um ano depois. "O Sr. A. E. Carvalho (Antonio Estevão de Carvalho) queria fazer um bairro nobre nesta região, ainda temos algumas casas que pode-se dizer que era de luxo para a região, bairro de ruas bem desenhadas ruas largas, enfim um bairro com desenho muito bem desenvolvido e bonito. Infelizmente, ele veio a falecer num acidente à caminho do outro bairro que estava começando a fazer o Bairro de Cidade A. E. Carvalho". Em 1972, o nome foi simplificado para Patriarca. A data de 1949 é mais confiável. As escadarias da estação foram derrubadas em 1988 para a construção da estação Patriarca do metrô. Tinha também uma grande escadaria em frente à sua fachada. A estação foi desativada em 27/05/2000. Em 24/09/2000, passei por lá com o trem expresso da CPTM e a cobertura da plataforma já estava sem as telhas. A estação acabou por ser demolida pouco tempo depois. "Da estação de Vila Matilde, a linha férrea começa a subir para a Patriarca. Comentam os antigos moradores de Cidade Patriarca que as rodas da locomotiva a vapor, em dia de chuva ou garoa, patinavam para vencer esta subida. Vencendo o alto da Patriarca, começava a descida para Arthur Alvim até Itaquera. Agora que vem a falta de respeito pelos bens histórico da nossa cidade. O desnível que temos com relação à estação de Patriarca para a de Vila Matilde está em torno de 20 m para menos, e uns 30 m para menos para a de Itaquera. Eles deviam ter feito neste trecho a linha do metrô sob o plano da estação e com isto , preservá-la. Hoje andando pela Radial Leste neste trecho, a gente vê os carros do metrô em subida acentuada" (Aparecido Hessel Jordão, 22/10/2010).




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